quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Chumbo da candidatura de Manelinho abre possibilidade à duas Ligas e duas Federações

A secretaria da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) indeferiu a candidatura de Manuel Irénio de Nascimento Lopes (Manelinho) a presidência da federação de Futebol da Guiné-Bissau. A decisão constante no Comunicado nº 152/2011 da Federação de Futebol, tem como principal fundamento suposta subscrições de alguns Clubes a duas candidaturas.
De acordo com o Comunicado, em situações como estas (dupla subscrição), a subscrição é nula e as duas listas saem a perder. Sporting Clube da Guiné-Bissau, Cumura FC, Mavegro FC e o Desportivo de Gabú, são Clubes apontados pela secretaria-geral como aquelas que subscreveram duas candidaturas. Também terão feito duas subscrições, Associação dos Jogadores e a Associação da Medicina Desportiva. Academia terá sido retirada da candidatura de Manelinho, porque quem assinou não tem competências para tal.
Os apoiantes de Manuel Irénio de Nascimento Lopes denunciar uma cilada do Secretário-geral a volta desse processo e revelaram que, mesmo havendo irregularidade não compete a este decidir, mas sim a mesa do Congresso. Prometendo recorrer-se da decisão, os apoiantes da candidatura de Manelinho garantem que, na eventualidade de não existir solução para que Manelinho concorra, vão organizar um campeonato para os Clubes do Norte e criar a respectiva Federação.
No comunicado do Secretariado Geral da federação, algumas subscrições da candidatura de Manelinho foram assinadas indevidamente por pessoas sem competências para vincular as respectivas instituições (Clubes/Associação), não tendo sido apresentado nenhum instrumento que tenha conferido poderes a essas mesmas pessoas para assinar os respectivos documentos, como é o caso da Academia de futebol da Guiné-Bissau.
“Com efeito nos termos do comunicado oficial nº 151/FFGB-2010/2011, havendo subscrições simultâneas em dois candidatos, dá-se sem efeito as respectivas subscrições. Assim, o secretariado da FFG considerou nulas as subscrições coincidentes tanto do candidato Manuel Irénio de Nascimento como de José Medina Lobato. Em consequência, o candidato, Manuel Irénio de Nascimento ficou com 8 subscrições válidas e José Medina Lobato (18).
No ponto seguinte, a secretaria-geral da federação refere que, as subscrições necessárias para validar uma candidatura são dez. “Foi ainda constatado que, o certificado apresentado por Manuel Irénio de Nascimento Lopes não foi autenticado conforme o exigido pelo comunicado 151 da FFGB. Assim no uso das suas competências e ao abrigo dos estatutos, e do comunicado oficial, o secretariado da FFGB deliberou o seguinte:
Indeferir a candidatura de Manuel Irénio de Nascimento Lopes, por não ter atingido o número mínimo das subscrições e aprovar a candidatura de José Medina Lobato por ter preenchido todos os requisitos exigidos. Consta ainda na decisão que, os candidatos podem reclamar até a tarde do dia 24 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário