quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Militares continuam as ruas e o Governo mantém irredutível a presença de tropa estrangeira

Nem a gravidade dos acontecimentos do dia 26 de Dezembro último mudam a posição do governo de Carlos Gomes Jr. sobre uma eventual envio de uma missão de estabilização para a Guiné-Bissau. Ontem, o ministro da Defesa, Baciro Djá, disse a imprensa guineense que está afastada a possibilidade do país solicitar missão do tropa estrangeira. O que está a ser discutido e que parece não depender exclusivamente do Governo, é a situação dos quartéis. Informações vindas dos militares admitiram que, os assaltantes do paiol do Exército levaram um número significativo de armas, o que faz com que tornasse quase irrecusável a solicitação de munições e outras armas junto dos países da CEDEAO.
No terreno, os militares continuaram a fazer rusgas e deter suposto implicados no golpe. Na tarde de ontem foi reforçada a vigilância junto da residência do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. Os motivos não foram revelados, mas admite-se que tudo deve a precaução sobre eventuais retaliações. É que neste processo, a detenção de Bubo Na Tchuto parece estar a constituir pedra no sapato. O Chefe do Estado-Maior da Armada foi o primeiro a dizer que eras inocente nesse processo, pelo que nunca se preocupou em tomar medidas preventivas sobre a sua situação.
Outras informações dão conta ainda que a sua detenção não passou de uma conspiração, já que alguém ligado ao poder lhe terá chamado para a sua casa. Foi com o condutor e mais um guarda-costas e mal chegou ali, recebeu ordens de prisão.
Influente no seio da classe castrense, Bubo Na Tchuto não terá dirigido bem essa detenção e neste momento, muitos não se sentem tranquilos sobre aquilo que poderá vir a fazer.
Ontem os militares foram buscar Roberto Cacheu na Missão Católica de Ondame, mas de repente, o país ficou sem saber o que terá acontecido. As informações a propósito são nulas e teme-se que o pior poderá vir a acontecer ao deputado que mais oposição fez a Carlos Gomes Jr. nos últimos tempos.
Em relação à Carlos Gomes Jr., ontem rodeado de um forte aparato de segurança, deslocou-se a sede do partido ontem reuniu com alguns militantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário