quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Iaia Dabó morto, Djoi preso, Roberto Cacheu à monte

A busca dos eventuais envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado do passado dia 26 de Dezembro, continuou. O irmão do ex-ministro do interior, Baciro Dabó, morto pelos militares em Junho de 2009, foi abatido ontem a tarde em Bissau. O assassinato a sangue frio, de Iaia Dabó, ocorreu momentos em que se preparava para se entregar as autoridades, na qualidade de suspeito de envolvimento nas movimentações militares da madrugada de 26 de Dezembro.
Segundo informações oficiais, a vítima já se tinha entregado ao deputado do PAIGC, Conduto de Pina, que igualmente preparava para o entregar as autoridades. Mais caricato é que o assassinato a sangue frio ocorreu na presença dos representantes da Liga Guineense dos Direitos Humanos e dos responsáveis do Movimento Nacional da Sociedade Civil. Para já, a única justificação existente sobre essa atitude dos militares está ligada a um suposto assassinato de Yaya Dabó a um agente da Polícia de Intervenção Rápida no dia do levantamento. Conta a história do conflito que, no dia em que rebentou a crise, um grupo de agentes de Polícia de Intervenção Rápida tentou deter o deputado Roberto Cacheu na sua residência no Bairro de Luanda. Estava lá, Iaia Dabó que terá recusado a detenção do deputado, tendo inclusive disparado contra o suposto agente de Polícia de Intervenção Rápido e depois pós-se em fuga.
Os agentes da polícia e os Militares terão iniciado assim a sua busca até ontem a tarde, mal tiveram informações de que estava localizado, foram junto ao local e mataram-no a sangue frio.
Em relação a Marcelino Lopes Cabral, Djoi, o tal civil do Ministério do Interior que estava a monte, já se entregou e neste momento está sob a custódia das autoridades.
Importa destacar que, nos meados do mês de Julho, Iaia Dabó fazia parte dos manifestantes da oposição que acusavam o Primeiro-ministro de ser sanguinário e de ter morto o seu irmão Baciro Dabó, pelo que iria pagar. Iaia Dabó chegou a admitir vingar-se da morte do irmão.

Sem comentários:

Enviar um comentário