terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Poder na busca de últimas decisões sobre suposta tentativa de golpe de Estado

A suposta tentativa de golpe de Estado que provocou as detenções de Bubo Na Tchuto e de Guiledje Nganha, podem ter decisões mais severas hoje. Desde manhã que Bissau tem sido lugar para várias reuniões, com a crise como pano de fundo. A primeira, foi o Conselho de Ministros convocado pelo Governo e o segundo o Conselho Superior Militar, convocado pelo Estado-Maior General das Forças Armadas. Fontes de Saiba News admitem que dessas reuniões possam sair decisões como as de afastar das suas funções, os Chefes Militares supostamente implicados.
A ser verdade, significa que serão afastados das suas funções, José Américo Bubo Na Tchuto, Chefe do Estado-Maior da Marinha de Guerra Nacional e de Guiledje Nganha. Também será discutido o dossier, Augusto Mário Có, Chefe do Estado-maior do Exército. A crise que assolou Bissau no dia 26 de Dezembro se deu exactamente no paiol do Exército, onde um grupo de militares, terá supostamente tentado assaltar o mesmo para retirar o armamento.
Augusto Mário Có, faz parte dos primeiros militares a serem detidos, mas informações postas a circular hoje admitem que venha a permanecer das suas funções. Aliás, o CEME é um dos próximos do Primeiro-ministro, sendo que existe mesmo entre dois alguns laços fortes.
Carlos Gomes Jr. vai reunir o seu Governo, mas a partida está praticamente afastado o cenário, dos acontecimentos de ontem ser considerados um golpe de Estado. Ontem na reunião que juntou Militares, Sociedade Civil e demais instituições, Artur Silva que falou como porta-voz do Governo não aceitou qualificar as movimentações de segunda-feira como “um golpe de Estado. Só disse que o Governo tinha tudo sob controlo.
Outras informações apontam para a detenção de um deputado do PAIGC, supostamente envolvido no golpe.

Sem comentários:

Enviar um comentário