segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Representante Especial do Secretário-Geral visita sede da CNE


O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau e chefe do UNIOGBIS, Joseph Mutaboba visitou esta manhã a sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE), em Bissau, no quadro dos preparativos das eleições presidenciais antecipadas de 18 de março próximo. 

Joseph Mutaboba disse que as questões abordadas com o presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, versaram os preparativos do processo e os eventos ocorridos na segunda-feira à frente das instalações daquela instituição, nomeadamente fazer com que não voltem a repetir-se. 

O Representante Especial do Secretário-Geral precisou que esta ocorrência “nem sequer devia ter acontecido” e pediu às pessoas para que cheguem a acordos quer a nível político quer técnico e que evitem criar problemas.     

Por sua vez, o presidente da CNE considerou a visita como sendo uma “uma manifestação da solidariedade da comunidade internacional”, tendo permitido ainda informar o Representante Especial sobre o processo de organização e preparação das eleições presidenciais de 18 de março. 

Desejado Lima da Costa confirmou que o processo está numa fase bastante avançada e que estão quase reunidas todas as condições técnicas, materiais e financeiras para que o país possa ir a votos. 
  
A deslocação à CNE faz parte dos contactos que o Representante Especial agendou durante o processo eleitoral e que inclui encontros com os diferentes actors do processo, em particular os candidatos. Na quarta-feira, 22, Mutaboba recebeu, a pedido deste, Kumba Ialá, candidato declarado às eleições presidenciais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário