quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Serifo Nhamadjo assume ruptura com o PAIGC e desafia Carlos Gomes Jr. nas presidenciais

É hoje que vai terminar a apresentação dos dossiers relativos à candidaturas à Presidência da República. A grande novidade é o PAIGC que nestas eleições vai ter três dos seus militantes na corrida. Carlos Gomes Jr., presidente e candidato oficial do partido, Baciro Djá e Serifo Nhamadjo independentes. Estes dois últimos decidiram avançar, porque consideraram que as regras básicas da democracia interna foram violadas e que o Presidente forçou a sua eleição por aclamação. Outra novidade é apresentação de Luís Nancassa. O presidente do Sindicato dos Professores entregou seu dossier ontem. Também é novidade o regresso a concorrência política de Domingos Fernandes, dez anos depois.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recebeu quinze intenções de candidaturas para as Eleições Presidenciais antecipadas, a ter lugar no dia 18 de Março. Koumba Yalá apresentou dia 14 de Fevereiro e disse: «Candidato-me a Presidente da República por considerar que o meu país atravessa uma crise cada vez mais insustentável, há mais de três décadas e por ter a consciência de que posso e tenho o dever de dar o meu melhor para ajudar a ultrapassá-la. Sou patriota e decidi candidatar-me neste momento difícil que o país atravessa, porque tenho uma ideia e projectos para a Guiné-Bissau».

Koumba Yalà assegurou ainda que, em caso de vitória, irá trabalhar com na independência e respeito escrupuloso pela Constituição», sem interferir nos poderes Executivo e Legislativo.

«Se for me eleito, não vou interferir nem dificultar a vida do Governo, qualquer que seja ele, mas não serei indiferente perante a falta de governação, assim como a degradação das condições de vida dos cidadãos», advertiu Koumba Yalà.

Das entregas de documentos junto do STJ, cujo prazo termina a 15 de Fevereiro, constam ainda a de Vicente Fernandes, da coligação Aliança Democrática, a do Professor independente, Luís Nancassa e a do Presidente do Sindicato Nacional dos Professores.

De modo geral, até agora registam-se mais de uma dezena de pretendentes ao cargo, nomeadamente Afonso Te, com o apoio político do PRID, Carlos Gomes Júnior, do PAIGC, Vicente Fernandes, da Aliança Democrática, Serifo Balde, do partido Jovem, Arregado Mantenque TE, do Partido Trabalhadores.

Registaram-se ainda Iaia Djalo, do PND, Ibraima Djalo, Serilo de Oliveira, Epossa Ie, Luis Nancassa, Henrique Pereira Rosa, Baciro Dja, Serifo Nhamadjo e Domingos Fernandes. Estes dois últimos apresentaram-se esta quarta-feira, 15 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário