terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Brasileiros vão apoiar apoiar a integração dos estudantes guineenses e cabo-verdianos

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), instituição pública de ensino superior do Governo do Brasil, realiza a partir desta sexta-feira (03) a primeira missão internacional de 2012. Desta vez, o destino será Cabo Verde e Guiné-Bissau, na África. Até o dia 15 de fevereiro, a comitiva vai realizar várias atividades, com o objetivo de avançar nas articulações com universidades, ministérios da Educação e embaixadas brasileiras nos países visitados. A equipe também vai divulgar o calendário de inscrições para seleção de alunos estrangeiros dos cursos de Graduação da Unilab, que continuam abertas.

Além das visitas oficiais, vão ser realizados dois seminários para apresentar a Unilab à sociedade de Cabo Verde e Guiné-Bissau. Os eventos serão realizados nos centros culturais das Embaixadas do Brasil dos dois países. Outra pauta importante a ser discutida durante a viagem é sobre o programa ECOSS, Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos, voltado para a criação de uma rede internacional no eixo Sul-Sul para ações de pesquisa, comunicação e formação na área da Educação de Jovens e Adultos.

A comitiva da Unilab na missão a Cabo Verde e Guiné-Bissau é formada pela pró-reitora de Graduação e coordenadora do ECOSS, Jacqueline Freire; Mariana Melo, assessora de relações institucionais; John Hebert, professor do Curso de Engenharia de Energias e membro da Coordenação de Educação a Distância, e pelo técnico da Pró-Reitoria de Graduação, o pedagogo José Veríssimo.

Após o fim dos trabalhos, será elaborado um relatório técnico com o resultado das atividades. Este documento vai nortear as próximas missões, que a partir de agora ganham caráter programático e regular.
 As missões da Unilab nos países parceiros ocorrem desde 2008, quando foi instalada a comissão de implantação da universidade, por determinação do Ministério da Educação. Nesses quatro anos, já foram realizados vários convênios de cooperação técnica, oficinas, visita de alunos africanos à Unilab, reuniões e encaminhamentos para criação de cursos de graduação e pós-graduação

Sem comentários:

Enviar um comentário