quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais de 200 detidos na Nigéria pelos ataques contra cristãos

As autoridades nigerianas detiveram mais de 200 pessoas suspeitas de envolvimento nos atentados à bomba e ataques armados da semana passada contra comunidades cristãs na cidade de Kano, especificando que a maioria são “mercenários” oriundos do Chade.
Fonte policial declarou, sob anonimato, à agência noticiosa francesa AFP que estes atacantes do Chade (que são 80% dos detidos) terão sido pagos para participar nos atentados, atribuídos ao grupo islamista radical Boko Haram.

Pelo menos 185 pessoas morreram na série de ataques do passado fim-de-semana, numa brutal vaga de violência que se arrastou por mais de 24 horas, desde Kano até Tafawa Balewa, cidade do estado vizinho de Bauchi.

Desde meados de Dezembro passado que os ataques entre as comunidades cristã e muçulmana têm vindo a intensificar-se, provocando um fluxo de milhares de pessoas em fuga pelo território: os cristãos em direcção a Sul, onde são maioritários, e os muçulmanos em sentido contrário.

No início deste mês, uma das facções do Boko Haram fez um ultimato às populações cristãs para abandonarem o território norte do país, o que levou mesmo as autoridades locais a declararem um recolher obrigatório de 24 horas no estado de Adamawa, fronteiriço a Borno, de onde o grupo radical islamista é oriundo.

Criado em 2004, o Boko Haram faz desde há vários meses numerosos ataques por praticamente todo o Norte e Centro da Nigéria, visando o derrube do Governo e a criação de um Estado islâmico – incluindo o assalto armado no dia de Natal passado, em que dezenas de cristãos foram assassinados numa igreja da capital, Abuja.

Sem comentários:

Enviar um comentário