quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Comunicado da sociedade Civil sobre a morte de Malam Bacai Sanhá

COMUNICADO À IMPRENSA


O nosso país foi surpreendido ontem dia 09 de Janeiro do corrente ano com anúncio pelas autoridades nacionais da Morte por motivo de doença prolongada, da Sua Excelência MALAM BACAI SANHÁ, Presidente da Republica da Guiné-Bissau.

A interrupção prematura do exercício da Magistratura Presidencial do Sr. MALAM BACAI SANHÁ acontece num momento crucial na história da vida política, económica e social da Guiné-Bissau. Mas, a história recente ensinou-nos que é em momentos de dor, de tristeza, de consternação profunda que devemos reafirmar a nossa Coesão e Unidade nacional, por forma a tornar a nossa democracia mais viva, mais presente e mais participada.

Combatente da Liberdade da Pátria, Estadista, Democrata por Excelência, Homem de Paz e de Dialogo, MALAM BACAI SANHÁ deu toda a sua vida e energia em prol da independência, da reconciliação nacional, do progresso e da democracia na Guiné-Bissau.

Neste momento de dor e consternação profunda, o Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento apresenta ao Povo Guineense e a Família enlutada as suas mais sentidas condolências pela morte do Presidente MALAM BACAI SANHÁ e roga para que a sua alma descanse em Paz.
Ao povo da Guiné-Bissau em geral e aos actores políticos, o Movimento aproveita para lançar um grande desafio, o desafio de continuar com as obras de BACAI, com um sentido mais profundo de responsabilidade política para construirmos os compromissos necessários, os acordos duradouros, os consensos sólidos e a coesão nacional que a gravidade desta Hora exige.

Aos nossos militares e paramilitares apelamos no sentido de cumprirem com as suas missões Constitucionais e sua subordinação ao poder político, a defesa da integridade territorial do Estado dando exemplo de fidelidade aos ideais de Cabral, dos combatentes da liberdade de Pátria e a força da Lei.



Feito em Bissau aos 10 dias do mês de Janeiro de 2012.

O Movimento da Sociedade Civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário