terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Messi no top aos 24


Para a FIFA, já ninguém é melhor do que Messi em toda a história do futebol mundial. Ainda não se pode dizer que La Pulguita seja o melhor de sempre, mas uma certeza ficou ontem carimbada com a entrega da sua terceira Bola de Ouro: passou a fazer parte de um quarteto-maravilha que integra também Van Basten, Platini e Cruyff, todos no topo da história, com três estatuetas de Melhor Jogador do Ano desde que o prémio começou a ser entregue, em 1956. Fora das contas ficam Pelé e Maradona, porque antes de 1995 apenas futebolistas europeus podiam ser distinguidos. Aos 24 anos, o argentino tem ainda a vantagem de ter conseguido as suas de forma consecutiva, no que apenas foi igualado por Platini.
A vitória de Messi foi esmagadora, obtendo mais do dobro dos votos do segundo classificado, Cristiano Ronaldo. 47,88 por cento dos escrutínios, conseguiu La Pulguita, contra apenas 21,6 por cento do português. Em terceiro lugar ficou Xavi, o mago das assistências para golo no Barça e na selecção espanhola, com 9,23 por cento. Na lista aparece ainda outro jogador português citado: Nani, que teve votos dos seleccionadores de Portugal e Cabo Verde, do capitão de Portugal (Nuno Gomes substituiu Ronaldo na tarefa) e do representante dos jornalistas do Quénia. Participaram na votação 153 capitães de equipa de selecções inscritas na FIFA (organização com um total de 208 inscritos), 156 seleccionadores nacionais e igual número de representantes dos jornalistas de cada país.
Paulo Bento votou Ronaldo (1ª), Nani (2º) e Messi (3º), enquanto Nuno Gomes elegeu Ronaldo, Nani e Neymar, respectivamente. Já Carlos Queiroz, seleccionador do Irão, pôs Messi à frente de Ronaldo, mas Paulo Duarte (Burkina Faso), Fernando Santos (Grécia) e Norton de Matos (Guiné-Bissau) votaram todos no CR7 para a primeira posição.
Messi dedicou o prémio ao colega de equipa Xavi e, confessando que quando era miúdo não sonhava chegar tão longe, declarou: "Este ano espero conquistar tudo outra vez."

Sem comentários:

Enviar um comentário