segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Morreu o Presidente da República da Guiné-Bissau

As autoridades guineenses anunciaram dia 9 de Janeiro, a morte de Malam Bacai Sanhá, Presidente da República. A morte do Chefe de Estado, vítima de doença prolongada ocorreu em Paris, no Hospital Militar, Vale de Graça onde se encontrava internado. Malam Bacai Sanhá, Presidente da República eleito em Julho de 2009, substituindo o Presidente de República assassinado, Nino Vieira, estava assim a entrada para o terceiro ano do seu mandato.
Desde Novembro do ano passado que o PR guineense foi evacuado para Dakar e posteriormente para Paris com graves problemas respiratórias, mas sempre se admitiu que estava a recuperar bem. Nos primeiros dias do mês de Dezembro, o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Jr. se deslocou à França para se inteirar do Estado de saúde do PR, mas informações na altura vinda a público deram conta que não tinha visto o Chefe de Estado.
Carlos Gomes Jr. recusou a Bissau via Senegal, num percurso que a Comunicação Social guineense considerou de tentativa de controlar a situação pós-morte do PR.
Nos meados do mês de Dezembro a situação de gravidade de saúde do Chefe de estado já era indisfarçável. Porque para além de ausência de explicações a nível interno, a imprensas internacional já se falava na sua morte. Primeiro, o Jornal cabo-verdiano, “A Semana” admitiu que por precaução contra males maiores de diabete, o PR foi amputado uma perna. A imprensa guineense seguiu a matéria, mas em Bissau nunca se deu alguma explicação ao povo.
Agora, sendo que a morte é uma coisa irreversível, acabou o período de adiamentos.

DSSL

Sem comentários:

Enviar um comentário